EDIÇÕES ANTERIORES

O PPGF da PUCPR foi responsável pela organização dos seguintes eventos:

O I Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea, realizado entre os dias 10 a 12 de maio de 2000. Foi promovido pelo então Departamento de Filosofia e pelo Grupo de Estudos Nietzsche (GEN-PUCPR) e organizado pelo Prof. Dr. Antônio Edmilson Paschoal, reuniu estudiosos de Filosofia preocupados especialmente com o tema “Genealogia no pensamento de Nietzsche e Foucault”. Os principais resultados desse evento encontram-se publicados na Revista de Filosofia da PUCPR, Vol. XIII, n.12 (2001).

O II Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea, ocorrido em 2002, discutiu a “Ética Contemporânea e a teoria crítica da Escola de Frankfurt”. O Evento foi organizado pelo Prof. Dr. Antônio Edmilson Paschoal.

O III Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea foi realizado entre os dias 12 a 14 de maio de 2004. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR em colaboração com a UFPR e organizado pela Profa. Dra. Inês Lacerda Araújo, reuniu professores, estudantes e pesquisadores de Filosofia, em torno do tema “A Natureza do conhecimento: contribuições dos séculos XIX e XX”.  Trabalhos desse Evento foram publicados na Revista de Filosofia da PUCPR, Vol. 16, n. 18 (jan./jun. 2004).

O IV Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea ocorreu entre os dias 9 a 11 de agosto de 2006. Reunindo pesquisadores e professores da América Latina e do Brasil, foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Omar Perez. Sua temática: “Filósofos e terapeutas, em torno da questão da cura”, foi amplamente debatida em Curso de Extensão na PUCPR, com o mesmo nome, e publicada em livro: Filósofos e terapeutas em torno da questão da cura, São Paulo: Escuta, 2007. 

O V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea foi sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Câmpus Curitiba entre os dias 12 a 14 de setembro de 2007. O Evento, que reuniu filósofos, psicólogos e neurologistas em torno do tema “Mente, Cognição, Linguagem”, foi coordenado pelo Prof. Dr. Cesar Candiotto. As áreas temáticas do Evento foram: Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Neurociência, Linguagem e Expressão, Linguagem e Psicanálise.  As conferências foram publicadas sob forma de livro coletânea pela Editora Champagnat.

O VI Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea ocorreu entre os dias 04 a 07 de agosto de 2008. O evento foi organizado pelo Prof. Dr. César Candiotto e promovido pelo Curso de Graduação e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia. O evento novamente reuniu pesquisadores da área de filosofia do Brasil e do exteriora partir de um conjunto de quatro dossiês: interfaces entre Foucault e Deleuze; a filosofia de Merleau-Ponty; filosofia da Psicanálise e o perspectivismo de Nietzsche e Wittgenstein.

Ainda, no âmbito de eventos internacionais, a PUCPR organizou e sediou, em 2005, o VII Congresso Sul-americano de Filosofia, com o tema “Natureza e Liberdade”, recebendo convidados/palestrantes da Argentina, Chile, Bolívia e Venezuela, além de nomes expressivos da filosofia brasileira.

O Grupo de Trabalho filosofia e Psicanálise da ANPOF foi responsável pela organização dos seguintes eventos:

Em 2005, ocorreu o  I Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise organizado pelo GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF, sob coordenação de Leopoldo Fulgêncio, no Câmpus da PUC-SP na cidade de São Paulo. Houve ampla participação de pesquisadores do Brasil, além de Europa e América do Sul, totalizando 20 conferências e mais de 30 comunicações, com média de 200 inscrições. A qualidade das apresentações permitiu a publicação integral dos textos, em 2 números especiais da revista Natureza Humana (vol. 8, números especiais 1 e 2), em outubro de 2006.

Em 2007, sua segunda edição ocorreu no Câmpus da UFSCar, sob coordenação de Richard Simanke, na cidade de São Carlos. Com participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, ultrapassou o número de 30 conferências e cerca de 50 c0municações, com média de 250 inscritos. Igualmente a boa qualidade das conferências possibilitou a elaboração de um projeto, em andamento, de publicação de um livro coletânea, com publicação estimada para o final de 2009.

É igualmente importante informar que o GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF possui também coordenações regionais responsáveis pela organização de inúmeros eventos anuais como congressos e simpósios. Dentre esses destacamos a regularidade com que os eventos da regional-sul vêm ocorrendo desde 2003, sempre acolhidos pela PUCPR.

Telefone: (41) 3271-2626 | (41) 3271-2645