PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..

Pós-Graduação



Coordenação

Evandro Minato
pablo.valle@pucpr.br

Guilherme Ernani Vieira
gui.vieira@pucpr.br


Previsão de Cronograma


Início das aulas:

31 de março de 2012

Término das aulas:

março de 2014

Entrega do trabalho de conclusão:

31/07/2014


Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing)

Campus Curitiba - Prado Velho

_______________________________________________________________________________

Proposta

O curso de Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing) está no seu sétimo ano, 18ª turma, e é referência em termos de pós-graduação nessa área. Com várias turmas in company para grupos maiores que 25 alunos.

Além de professores altamente qualificados, profissionais experientes de diversas empresas que adotam o Sistema de Produção Enxuta também participam do curso, proporcionando, dessa forma, um balanceamento adequado entre teoria e vivência prática. Casos de empresas como Embraer, Bosch, Volvo, Fiat, Renault, CNH, BMW, Kraft, Embraco, GVT, Volkswagen, Portobello, entre outros são utilizados como referência em termos de inspiração para condução do curso e aprendizagem dos alunos.

O objetivo dessa especialização é desenvolver e capacitar alunos de maneira assertiva e envolvente em termos de conhecimento técnico, habilidades gerenciais e, sobretudo, disseminar o DNA do Sistema de Produção Enxuta de forma consistente e abrangente no meio empresarial.

Nesse contexto, o curso está baseado fortemente em dois pilares. O primeiro refere-se à aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas, como; Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka e Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka e Kanban, Kaizen, Milk Run e Cross Docking, Fluxo e Produção Puxada, Painel Andon, SMED e TPM, Toyota Kata entre outras. O conjunto dessas ferramentas agindo de forma inter-relacionada e encadeada permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a almejada melhoria incremental contínua _Ciclo PDCA.

Contudo, para assegurar a sustentabilidade do negócio no longo prazo é preciso desenvolver habilidades gerenciais compatíveis com o modelo. Assim sendo, o segundo pilar do curso refere-se às regras e princípios, pressupostos e crenças, estratégias e cultura de longo prazo, elementos de certa forma abstratos, todavia, fundamentais, e que agem como nutrientes indispensáveis para o crescimento, amadurecimento e consolidação do sistema.

Logo, compreender e disseminar a filosofia, desenvolver a cultura, talentos e lideranças, estruturar planos de implementação e controle do SPE, aplicar as técnicas, inovar continuamente, adaptar o sistema à realidade de cada empresa e garantir a sustentabilidade e a lucratividade são aspectos estudados e trabalhados detalhadamente ao longo do curso.

Durante esse período são realizadas atividades alinhadas com o próprio cenário de atuação do aluno, isto é, exercícios aplicados que promovem sinergia entre as tarefas dos módulos e as obrigações do dia a dia do profissional, ou seja, filosofia aprendendo fazendo. Também são realizadas visitas técnicas em empresas que utilizam o sistema para verificar \in loco\ sua aplicação. Casos empresarias são fortemente patrocinados para ter uma visão clara e profunda em termos de melhores práticas de gestão Lean.

Por fim, a completa integração entre metodologia científica e comportamento humano e a permanente realização de benchmarking constituem o eixo de desenvolvimento do curso.

Ao término das 360 horas de aula o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que pode ser publicado e apresentado num congresso nacional ou internacional. O curso tem 18 meses de aula, 20 horas por mês, encontros sempre nos 1° e 3° sábados do mês.

Testemunhos de alunos e gestores de empresas:
Turma 2009
A pós abriu novos horizontes, tanto profissionais como pessoais, tendo a oportunidade de dividir o conhecimento adquirido na empresa, dando início a uma nova cultura organizacional. O curso expõe de uma forma prática o impacto positivo do Lean nas organizações.
Anderson Donato - Gerente de Produção Industrial, DIGI-TRON

Turma 2010
O curso superou minhas expectativas, pelo alto grau de comprometimento dos coordenadores, pela grande experiência dos professores, pela qualidade do material fornecido e pela vivência com colegas atuantes em vários segmentos.
Ailton Leme - Gerente Industrial, Metalgráfica Trivisan

Turma 2011
A especialização em Lean Manufacturing da PUCPR apresenta conteúdo e professores de alto nível, que me ajudaram a aprofundar ainda mais o conhecimento adquirido através da experiência nos anos de prática em diversas empresas.
Alexandre Andrioli Iwankio - Consultor de Empresas

Cursos In Company
Estamos amplamente satisfeitos com o curso de extensão em engenharia de produção enxuta desenvolvido pela PUCPR na ARAUPEL. Nosso especial agradecimento ao Professor Pablo Deivid Valle e equipe de experientes profissionais que nos ensinaram não apenas novas ferramentas de gestão, mas um modo de vida, que alterou visivelmente o comportamento de quem dele participou, com ações agora voltadas ao combate do desperdício e, iniciando um ciclo virtuoso, implantação de contínuas melhorias.
Tarso Giacomet - Diretor Adm. & Financeiro, ARAUPEL

Critérios de classificação:

Enviar o currículo por e-mail para o coordenador, pablo.valle@pucpr.br

Critério de classificação no Processo Seletivo:

Formação acadêmica. Experiência profissional. Aderência do perfil do candidato à proposta do curso. A ordem de inscrição poderá ser utilizada como critério de desempate. Enviar o currículo por e-mail para o coordenador pablo.valle@pucpr.br.

Público

Engenheiros, administradores, tecnólogos ou gestores de empresas do setor industrial ou de serviços que buscam alavancar a carreira profissional com base no sistema de gestão de maior lucratividade no planeta, o Sistema Toyota de Produção. Profissionais atuantes no mercado de trabalho que buscam novos conhecimentos técnicos independente da sua experiência profissional.

PeriodicidadeVagasCarga HoráriaDias e HoráriosInvestimento
Quinzenal105360 horasSábado - 08h00min às 12h00min
Sábado - 13h00min às 18h00min
25 X R$ 442,00

Período de Inscrição no Processo Seletivo:

Inscricões encerradas.

Taxa de Inscrição no Processo Seletivo:

R$ 55,00

Documentação para Matrícula no Curso:

- Caso não tenha diploma, entregar a fotocópia autenticada da Declaração de Conclusão de Curso de Graduação
- Ficha de inscrição no curso
- Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação
- Fotocópia da Carteira de Identidade Civil

 

A documentação exigida para a matrícula deverá ser entregue no local definido em cada Campus, conforme abaixo.

- Curitiba - Secretaria de Educação Continuada - Bloco Vermelho (Térreo)
Rua Imaculada Conceição 1155 - Prado Velho
(41) 3271-1515
- Londrina - SIGA
Av. Jockey Club, 485 - Vila Hípica
(43) 3372-6000
- Maringá - SIGA
Av. Prudente de Moraes, 633 - Zona 07
(44) 3025-8700
- Toledo - SIGA
Avenida da União, 500 - Jardim Coopagro
(45) 3277-8600
- São José dos Pinhais - SIGA
Rodovia BR 376, Km 14 Costeira
(41) 3299-4300
- Joinville - Secretaria
Rua Dr. João Colin, 2700 - América
(47) 3043-5200 / 3043-5298
- Jaraguá do Sul - Secretaria
Rua dos Imigrantes, 500 - Rau
(47) 3275-8219

Observação:

A PUCPR se reserva o direito de não ofertar o curso caso não haja um número mínimo de alunos matriculados.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba