PUCPR concede título Doutor Honoris Causa ao Padre Jesus Hortal Sánchez

Reitor da PUC-Rio por 15 anos, Sánchez receberá a homenagem nesta quarta-feira, às 10h, pela contribuição ao desenvolvimento da educação brasileira

Padre Jesus HortalA PUCPR concede, nesta quarta-feira (22), o título de Doutor Honoris Causa ao Padre Jesus Hortal Sánchez que atuou como reitor da PUC-Rio por 15 anos. A cerimônia será às 10h, no auditório Dom Manuel, que fica no 11° andar do prédio administrativo da Universidade.

De acordo com o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, a homenagem se justifica por se tratar de uma pessoa ilustre dedicada ao serviço da educação e da religião. “Jesus Hortal fez muito pela educação brasileira. É um exemplo para todos os acadêmicos por sua lucidez na análise das situações universitárias e um modelo, por seu empenho e desempenho pessoal, à frente dos cargos acadêmicos que exerceu, seja como professor, seja como gestor”.

O coordenador do curso de Teologia da PUCPR Cesar Kuzma estudou na PUC-Rio por 7 anos, quando o Padre Sánchez era reitor. “Atualmente ele é professor do curso de Teologia da PUC-Rio, onde atua com Direito Canônico, e caminha de modo simples e imperceptível pelo Câmpus e pelos elevadores da universidade”.

O título de Doutor Honoris Causa constitui a mais alta dignidade acadêmica que a Instituição pode outorgar a personalidades nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído, de modo eminente, para o progresso das ciências, cultura e educação. O título dignifica tanto a pessoa que recebe, por enriquecer o seu currículo e ter a sua atuação reconhecida por uma Universidade, quanto a instituição que o concede, por ser promovida em favor de causa nobre.

Biografia - Padre Jesus Hortal Sánchez nasceu na Espanha em 1927. É licenciado em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha e em Filosofia pelo Colégio Máximo S. Francisco de Borja e Universidade Pontifícia de Comillas, Espanha e, em Teologia, pelo Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo, RS. Doutor em Filosofia pela Universidade Nacional de Santo Tomás, República Dominicana e em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana, de Roma.

Foi reitor da PUC-Rio no período de 1995 a 2010. Dentre outras atividades de gestão em instituições confessionais, destaca-se a de diretor do Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da PUCRS. Notabilizou-se como membro da Comissão do Exame Nacional do Curso de Direito, membro do Conselho Superior da FAPERJ, do Conselho Estadual de Educação do RJ, consultor para o diálogo religioso com o Judaísmo, do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional do Rio de Janeiro, Integrante da Assessoria de Ecumenismo e Diálogo Religioso da CNBB e Presidente da Sociedade Nacional dos Canonistas. Atualmente, é Reitor da Universidade Católica de Petrópolis e Professor da PUC-Rio.

Entre as distinções acadêmicas estão a de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro (1995); Comendador de número da Ordem de Isabel a Católica (Espanha: 1995); Medalha Austregésilo de Athayde de Direitos Humanos: B´nai B´rit, (1995); Prêmio Adolpho Bloch 1996 - Destaque Educação (Editora Adolpho Bloch); Comenda Educatio et Labor (SENAI-Rio de Janeiro, 1997); Grão Cruz da Ordem de Afonso X o Sábio (Espanha 2003); Personalidade Educacional 2000, 2004 e 2007 (Folha Dirigida, ABI, ABE). Educador do Ano (ABE, Rio de Janeiro, 2011), Troféu Homens de Ação – Homens de valor (Hebraica – Rio de Janeiro, 2011).

Dentre suas publicações, destacamos: O que Deus Uniu: Lições de Direito Matrimonial Canônico; Guia Ecumênico: Coleção Estudos da CNBB; Código de Direito Canônico; Os Sacramentos da Igreja na sua dimensão canônico-pastoral; Casamentos que nunca deveriam ter existido; E haverá um só Rebanho: História, Doutrina e Prática do Ecumenismo Católico; O Código de Direito Canônico e o Ecumenismo, e Dicionário de Direito Canônico (tradução e adaptação para o Brasil).

Além desses livros, publicou também capítulos em outros vinte, assim como, mais de 150 artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Também realizou a tradução, do alemão ou do espanhol para o português, de dezoito livros.

Publicado em: 10/08/2012Página Anterior