Carregando..

Projeto Comunitário comemora 10 anos com seminário do Programa Comunidade Escola

Prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, abrem o evento nesta sexta-feira (6), às 19h

Nesta sexta-feira (6) e sábado (7) a PUCPR e a Prefeitura de Curitiba promovem o VII Seminário e a Feira do Empreendedorismo do Programa Comunidade Escola e o lançamento, em Curitiba, da exposição itinerante que celebra os 10 anos do Projeto Comunitário da Universidade. A abertura será as 19h, no TUCA, com a presença do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e do reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto.

O seminário e a feira são realizados desde 2005, quando se implantou o programa Comunidade Escola, com o objetivo de avaliar e compartilhar as ações realizadas. Acontecem palestras com temas ligados à educação e exposição dos produtos produzidos pelos participantes do programa empreendedorismo. O Comunidade Escola é um projeto da prefeitura em que as escolas da rede de ensino público ficam abertas nos fins de semana com atividades para a comunidade. São promovidas oficinas tanto para adultos, quanto para crianças.

Neste processo, o Projeto Comunitário da PUCPR é um grande parceiro para a implementação das ações. Cerca de 1.400 estudantes da universidade desenvolvem o Projeto Comunitário nas escolas credenciadas. Esta parceria já gerou frutos. É caso da atividade desenvolvida pela profissional de Relações Públicas formada pela PUCPR, Talita Cocatto Silva. Ela ensinou os moradores da comunidade a fazer bonecas de pano para serem vendidas e gerar renda às famílias. As oficinas começaram em 2011, durante o período em que ela realizou Projeto Comunitário da PUCPR. Devido ao sucesso e à boa aceitação, as aulas continuam até o momento.

Na exposição itinerante será apresentada a história do Projeto Comunitário da PUCPR por meio de 12 torres, de três faces, com fotos e depoimentos dos principais envolvidos. O material já passou pelos Câmpus Londrina, Toledo, São José dos Pinhais e pelo Centro de Formação de Tecnólogos. Após Curitiba, segue para Maringá.

Projeto Comunitário da PUCPR - em uma iniciativa pioneira, em 2002 a Universidade implantou o Projeto Comunitário como atividade obrigatória na grade curricular de todos os cursos da instituição. Neste período, cerca de 45 mil alunos realizaram as atividades, beneficiando mais de 800 instituições, localizadas em 73 municípios do Paraná.

Idealizado pelo reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, com o projeto o objetivo da instituição é educar para a solidariedade, em busca da formação de bons cidadãos além de profissionais qualificados.  “Entendemos que a educação oferecida aos nossos estudantes deve ser integral. Isso significa educar a mente e o coração, a racionalidade e a afetividade, a capacidade intelectual e a formação ético-humanista. Costumo dizer que esta forma de ver a educação nos leva a oferecer dois diplomas: o primeiro de profissional competente e o segundo de gente boa”, explicou o reitor.

Mais informações sobre o VII Seminário e a Feira do Empreendedorismo do Programa Comunidade Escola no site. As inscrições podem ser feitas no mesmo endereço até o dia 5 de julho.

Publicado em: 26/06/2012Página Anterior