PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..


Coordenação

Edson Jose Pacheco
edson.pacheco@pucpr.br


Previsão de Cronograma


Início das aulas:

24 de março de 2012

Término das aulas:

dezembro de 2013

Entrega do trabalho de conclusão:

02/04/2014


Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação (TI)

Campus Curitiba - Prado Velho

_______________________________________________________________________________

Disciplinas
Auditoria como Ferramenta de GestãoNoções gerais sobre Auditoria. Tipos de Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento e Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles Internos. Papéis de Trabalho. Tipos de Parecer de Auditoria. Procedimentos de Auditoria. Auditoria Interna X Auditoria Externa. Auditoria preventiva. Relação da Auditoria com demais áreas de uma empresa. Auditoria X Projetos.

Carga Horária: 15 Horas
Engenharia de RequisitosIntrodução \r\nNoção de requisito, importância, o papel da análise e especificação, domínios de aplicação, aspectos interdisciplinares da engenharia de requisitos. \r\n\r\nO processo de Engenharia de Requisitos (ER): aspectos organizacionais, modelos de processo de ER, atores do processo, suporte e gestão de processo, qualidade e melhoria de processo. \r\n\r\nIdentificação e elaboração de requisitos (descoberta de requisitos) :\r\nIdentificação de fontes de requisitos, técnicas de identificação e elaboração, processo de identificação e elaboração, participação dos utilizadores, requisitos sócio-técnicos, requisitos de sistemas de atividades humanas, critérios de avaliação, otimização conjunta. \r\n\r\nModelagem de requisitos\r\nAnálise e modelação da empresa, modelagem de requisitos não funcionais. \r\n\r\nAnálise de requisitos \r\nClassificação dos requisitos, desenho de arquiteturas e divisão dos requisitos, validação e verificação, consistência. \r\n\r\nEspecificação e comunicação de requisitos \r\nDocumento de requisitos, linguagens, normas, aspectos contratuais, rastreabilidade, qualidade da especificação, o papel dos modelos conceituais e formais, ferramentas de apoio. \r\n\r\nAcordo de requisitos \r\nCondução das atividades de validação e verificação, negociação e conflito, prioridades, prototipagem, atividades para aceitação dos requisitos, aspectos contextuais. \r\n\r\nEvolução dos requisitos \r\nGestão da mudança de requisitos, gestão da inconsistência, famílias de produtos, rastreabilidade, ferramentas para gestão de requisitos.

Carga Horária: 15 Horas
EticaAnálise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Carga Horária: 15 Horas
Gerenciamento da Qualidade\u0095 Gerenciamento da Qualidade do Projeto \r\n\u0095 Definição e Valor da Qualidade\r\n\u0095 Foco nos Processos\r\n\u0095 O Processo de Gerenciamento da Qualidade\r\n\u0095 Qualidade \u0096 Controle\r\n\u0095 Qualidade \u0096 Garantia\r\n\u0095 Qualidade - Métricas e melhorias dos processos\r\n\u0095 Qualidade \u0096 Planejamento\r\n\u0095 Qualidade - Sustentação organizacional para a qualidade com discussões em grupo.

Carga Horária: 30 Horas
Gerenciamento de Escopo, Prazos e CustosControle de Escopo. Estratégias para definição de prazos e custos

Carga Horária: 15 Horas
Gerenciamento de Métricas\u0095\tCusto da Qualidade no Processo de Software \r\n\u0095\tMétricas de caixa branca\r\n\u0095\tMétricas de caixa preta\r\n\u0095\tMétricas de gestão\r\n\u0095\tMedição de Projeto e de Processo \r\n\u0095\tA importância da medição no Processo de Desenvolvimento de Software \r\n\u0095\tProcesso de Medição \r\no\tEstabelecimento dos Objetivos de Medição \r\no\tIdentificação e seleção de medidas \r\no\tProcedimentos de coleta e armazenamento de dados \r\no\tProcedimentos de análise e comunicação dos resultados da medição \r\no\tIntegração do Processo de Medição ao Processo de Software \r\n\u0095\tPrograma de Implantação de Métricas \r\no\tPré-requisitos e etapas fundamentais \r\no\tDesafios recorrentes na implantação \r\no\tSustentabilidade do Processo de Medição \r\n\u0095\tAnálise de métricas por Pontos de Função\r\no\tTipos de Contagem\r\no\tLimite de Contagem (Counting Boundaries)\r\no\tData Function Types\r\n\tInternal Logical Files\r\n\tExternal Interface Files\r\no\tTransactional Types\r\n\tExternal Inputs\r\n\tExternal Outputs\r\n\tExternal Inquiries\r\no\tFator de Ajuste (Value Adjustement Factor)\r\no\tCálculo Final dos Pontos de Função

Carga Horária: 30 Horas
Gerenciamento de ProjetosIntrodução a Gerência de Projetos. O papel e habilidades do gerente de projetos. Áreas de conhecimento em Gerência de Projetos. Projeto, Subprojeto, Programa, Operações e Gerência de Portifólio. Gerenciamento de / por Projetos. Relacionamento da Gestão de Projetos com outras disciplinas. Ciclo de Vida \u0095 Fases do Projeto. Gerenciamento da Integração. Gerenciamento do Escopo. Gerenciamento do Prazo. Gerenciamento do Custo. Gerenciamento dos Riscos. Gerenciamento das Comunicações. Gerenciamento da Qualidade.

Carga Horária: 30 Horas
Gerenciamento de RiscosMonitoramento do risco. Análise dos Principais Riscos Existentes no Negócio. Avaliação do Risco de Mercado. Cálculo do VAR. Testes de Validação. Estudos de Casos de Aplicação Prática da Gerência de Risco.

Carga Horária: 15 Horas
Gerenciamento e Desenvolvimento de Software Baseado em Processos UnificadosEngenharia de requisitos. Método Unified Process: ciclo de vida de sistemas orientados a objetos, desenvolvimento iterativo e incremental, desenvolvimento de software em grupo e reutilização de experiências em modelagem

Carga Horária: 30 Horas
Gerenciamento e Formação de Equipes de Alto DesempenhoTécnicas de Gestão de Pessoas. Identificação de lideranças: atuando de forma pró-ativa. Resolução de conflitos. Marketing Pessoal. Atuação em situação adversas.

Carga Horária: 15 Horas
Gestão da InovaçãoEconomia ou Sociedade da Informação, do Conhecimento ou do Aprendizado e da Inovação; Conceitos de inovação. Tipos de inovação. Capacidade de inovação como base da competitividade da empresa. Fontes de inovação. Gestão estratégica da inovação. Mudança organizacional voltada para a inovação: criatividade, capacitação, inovação e aprendizagem. Serviços e unidades de informação inovadora.

Carga Horária: 15 Horas
Gestão FinanceiraDemonstrações Financeiras: Fluxo de caixa, Demonstração do Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial. Índices financeiros. Viabilidade de projetos de investimentos.

Carga Horária: 15 Horas
ITILAbordagem sobre os Fundamentos Itil, buscando explicitar o seu conjunto de processos e práticas, e como esse modelo pode auxiliar a melhorar as atividades diárias em um ambiente de Tecnologia da Informação.

Carga Horária: 15 Horas
Key Performance IndicatorKPI - Key Performance Indicator (Indicadores Chave de Desempenho), medem o nível de desempenho do processo, focando no \u0093como\u0094 e indicando \u0093quão\u0094 bem os processos de tecnologia da informação permitem que o objetivo seja alcançado.

Carga Horária: 15 Horas
Metodologia CientíficaA pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

Carga Horária: 30 Horas
Metodologias ÁgeisXP, Scrum, FDD (Feature Driven Development), Refactoring.

Carga Horária: 15 Horas
Modelagem de Soluções Tecnológicas em Artefatos de SoftwareModelando Sistemas: Máquina de Estados. Paradigmas e Análise Essencial. Diagramas da Análise Essencial. Deficiências da Análise Essencial: justificando a modelagem OOP. OOP e UML. Considerações sobre Análise Orientada a Agentes.

Carga Horária: 30 Horas
Relações TrabalhistasSINDICALISMO \r\nRECRUTAMENTO E SELEÇÃO\r\nADMISSÃO DE PESSOAL\r\nJORNADA DE TRABALHO\r\nFOLHA DE PAGAMENTO\r\nRESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO \r\nOBRIGAÇÕES ANUAIS \r\nTERCEIRIZAÇÃO\r\nTRABALHO TEMPORÁRIO\r\nESTAGIÁRIO \r\nAPRENDIZ

Carga Horária: 15 Horas

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba