Curso traz diretor da Polícia Científica do Paraná à PUCPR em Toledo

Promoção foi do curso de Ciências Biológicas e abordou os vários aspectos envolvidos no trabalho da perícia criminal

O diretor geral da Polícia Científica do Paraná, Hemerson Bertassoni Alves, esteve em Toledo na última semana de agosto para um curso de perícias criminais. A promoção foi do Centro Acadêmico de Biologia e contou com a presença de estudantes de Biologia, Direito, Psicologia da PUCPR, além de pessoas externas, já que o curso era aberto à comunidade em geral.

Durante o curso, realizado no Auditório Dom Anuar Batisti, foram abordados vários conceitos do trabalho desenvolvido pela Polícia Científica, dando enfoque na atuação do biólogo na criminalística, medicina legal e nos exames laboratoriais. Também houve discussão de casos.

Alves lembra que, diferente do que mostram as séries de TV, como CSI, a Polícia Científica no Brasil tem uma função diferente. “Lá os CSIs investigam e produzem a prova material. Aqui é só a produção material”, explica o diretor da Polícia Científica, uma terceira força policial que foi desvinculada da Polícia Civil em 2001 e compreende o Instituto Médico Legal (IML), o Instituto de Criminalística e o Instituto de Laboratório Forense.

Na visão dele, a perícia no Brasil sempre foi deixada de lado. “Nunca foi o holofote dos governos, das instituições porque há uma linha bastante tênue entre a verdade e a mentira. E temos a busca da verdade como um lema e muitas vezes a verdade pode doer para as pessoas”. Por este motivo, segundo ele, a perícia nunca foi vista como uma parte importante do setor de persecução criminal. “Ela (a perícia) é vista pelos operadores do Direito e pelas forças policiais, entretanto, a população e os governos de forma geral não enxerga dessa forma”, destaca.

Publicado em: 31/08/2017Página Anterior