Professor do PPGCA participa de projeto internacional de pesquisa

Projeto MycoKey pretende entregar soluções integradas para abordar a contaminação de micotoxinas na cadeia alimentar

O professor Fernando Luciano, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da PUCPR (PPGCA), está participando do projeto internacional MycoKey, coordenado pela CNR ISPA, Itália, e iniciado em abril de 2016.

A proposta foi financiada pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020, desafio social "Segurança alimentar, agricultura sustentável e pesquisa florestal, marítima, marítima e de águas interiores e desafio da bioeconomia", com o tema "Contaminação biológica das culturas e da cadeia alimentar".

Dentro da proposta, 32 parceiros da Europa, China, Nigéria e Argentina, incluindo instituições de pesquisa, PMEs, indústrias e associações, trabalharão juntos por quatro anos, com foco em aflatoxinas, desoxinivalenol, zearalenona, ocratoxina A, fumonisinas. Em 2019, o projeto pretende entregar as primeiras soluções integradas baseadas em TIC para abordar a contaminação de micotoxinas ao longo da cadeia alimentar, utilizando uma abordagem holística e sustentável.

Fernando está concluindo um pós-doutorado na Espanha e executando parte do projeto junto à Universidade de Valência, contando com interface do Centro Nacional de Pesquisa de Bari, da Itália. "Bolsas de missões de estudo de dois meses, para pesquisadores, estão disponíveis por esse programa", diz o professor. Mais informações sobre as bolsas podem ser acessadas aqui.

Publicado em: 21/07/2017Página Anterior