Escola de Negócios

A Escola de Negócios

Professores do Câmpus Londrina ministram aula para estudantes do Instituto Adama

Atividade tratou dos tributos fiscais e a sua forma de utilização pelo governo

O Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo, sendo a maior da América Latina. Algumas pesquisas apontam que os tributos brasileiros são comparáveis a dos países mais ricos, com média de 34,4% do PIB. Mas, para que servem os impostos? E de que maneira eles são utilizados?

Explicar a importância dos tributos e de que maneira os governos o utilizam foi o objetivo da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Cácia Bittencourt Teixeira e da professora Alessandra Belisário Reale Costa, na tarde de 22 de novembro. Elas ministraram uma aula para crianças de até 11 anos do Instituto Adama, que é um local onde são desenvolvidas ações culturais e de cidadania para a comunidade que mora no entorno da Adama, uma empresa multinacional.

Esse é um desafio e tanto porque fazer com que o consumidor tenha essa percepção desde muito cedo pode fazer toda diferença para se tornar um cidadão mais consciente. É o que aponta a coordenadora do Instituto Adama. Para Denise Caldeirão: “acho isso muito importante pra formação pessoal, cidadã, além da aprendizagem que eles acabam tendo de uma forma bastante lúdica. E ter uma aula de educação fiscal é permitir trazer mais senso crítico para os pequenos cidadãos. Eu tenho certeza que essa experiência que tivemos aqui com as crianças vão levar para a casa e certamente isso pode despertar nos próprios pais, familiares essa preocupação, o que de fato é produto e o que é imposto.”

Aprender sobre impostos pode parecer um tanto difícil, ainda mais quando explicado para crianças. Mas as professoras do Câmpus Londrina tentaram tornar a aula bastante interativa. Estudantes da PUCPR separaram embalagens vazias para serem levadas para o instituto, a fim de simular um supermercado. Desta maneira, se tornou mais fácil de explicar a função dos impostos embutidos em cada produto.

A professora Cácia comenta que “a ideia da aula partiu de uma visita ao instituto, onde eles já tinham um mini mercado e ensinavam noções de consumo consciente, identifiquei ai uma oportunidade de poder trabalhar com eles, questões de educação fiscal e cidadania. Procuramos desenvolver uma metodologia bem dinâmica e lúdica para ensinar às crianças que em tudo que consumimos pagamos imposto, para que serve o imposto, para onde vai este dinheiro e o que o governo tem que fazer para a população. Explicamos ainda, como nós cidadãos devemos monitorar e cobrar dos nossos governantes o emprego correto destes recursos. Com o feedback que tivemos com as crianças, pude perceber o quão importante foi esta experiência para eles, despertar neles o espírito cidadão e o senso crítico era nosso objetivo. Este foi o ponto de partida para continuarmos com este projeto em outras comunidades.”

Ao final da aula, as crianças receberam uma cartilha sobre educação fiscal.

Publicado em: 23/11/2016Página Anterior