Colaboradora e estudante representam PUCPR em evento internacional

Tamara Borgonovo e Isadora Vaz participaram do 11th European Cytogenetics Conference

No mês de julho, a colaboradora Tamara Borgonovo e a mestranda Isadora Vaz participaram do 11th European Cytogenetics Conference, realizado em Florença, na Itália. Tamara realizou uma apresentação oral e Isadora a apresentação de um pôster.

Elas divulgaram os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Citogenética, coordenado por  Tamara e que pertence ao Núcleo de Tecnologia Celular, coordenado pelo professor Paulo Brofman. O laboratório atua na área do controle de qualidade de células-tronco adultas e células-tronco pluripotente induzidas (iPSC).

Este é o principal congresso na Europa na área de citogenética. Ele ocorre a cada dois anos e reúne cerca de mil participantes. “Eu fui convidada para falar sobre "Genomic integrity of stem cells”, que foi o tema do meu doutorado, finalizado na PUCPR no ano passado, na pós-graduação em Ciências da Saúde”, refere Tamara.

A estudante Isadora estuda um tipo específico de células-tronco, as iPS (induzed Pluripotent Stem cells), e levou um resumo do seu trabalho de mestrado, apresentando um pôster sobre “Genomic integrity in induced pluripotent stem cells”.

O trabalho realizado no laboratório é sobre um controle de qualidade das células-tronco que são usadas em transplantes humanos, para o tratamento de diversas doenças. “Esse controle é essencial para saber se não existem riscos em usar células que foram manipuladas em laboratório. Nosso protocolos tem sido usados como referência em vários centros do Brasil e, com orgulho, fomos mostrar isso também na Europa. O contato com pesquisadores renomados, coordenadores de outros centros mundialmente importantes, nos deixou muito animadas para possíveis parcerias futuras”, conta Tamara.

Publicado em: 15/08/2017Página Anterior