Professores e estudantes da PUCPR Câmpus Londrina realizam ação solidária

Atividades foram realizadas no último sábado (22)

A PUCPR Câmpus Londrina realizou, no último sábado (22), uma ação que envolve estudantes e professores de Administração, Direito, Psicologia e Medicina. É a PUC SOLIDÁRIA, um evento em que são ofertadas diversas ações gratuitas para moradores do bairro União da Vitória, em Londrina.

Cada curso realizou atividades específicas. Por exemplo, o curso de Medicina ofereceu cursos de primeiros socorros aos moradores, além de orientação sobre nutrição (alimentação saudável) e higiene pessoal. Já o curso de Psicologia, fez um diálogo sobre saúde psíquica com a comunidade. Os estudantes e professores de Direito ofereceram orientação jurídica e assessoria geral à população. Já os docentes e estudantes de Administração ofereceram assessoria a microempreendedores, além de planejamento familiar.

Para a coordenadora do curso de Administração, Adriana Martello Valero, a PUC SOLIDÁRIA é importante porque “a ação solidária representa parte da formação integral do estudante da PUCPR que aprende a cuidar de si e dos outros e se preocupar com os problemas de sua comunidade. Por meio dessas ações oportunizamos que o jovem esteja inserido no contexto social, despertando neles o desejo de cuidar do outro, para que, com isso possa evoluir como ser humano. E isso se aplica também aos professores envolvidos no projeto”.

E para as crianças, o que não faltou foram brincadeiras. Foi montado um espaço para a realização de jogos e gincanas. O coordenador do Projeto Comunitário do Câmpus Londrina, Marcos Roger Ribeiro, foi um dos que agitaram as brincadeiras. Para ele “foi uma satisfação muito grande para o Projeto Comunitário poder proporcionar uma tarde diferente, com gincanas para as crianças da comunidade”.

Para os estudantes, essa é uma oportunidade ímpar para desenvolver a empatia. Segundo Karina Moraes, do curso de Administração, "vimos outra realidade. Nos deparamos com crianças muito carentes. Aos poucos a gente foi se soltando e também dando abertura para as crianças. Um foi ajudando ao outro, uma experiência maravilhosa”, conta ela.

Ao todo cerca de 40 estudantes, além dos professores de cada curso participaram da PUC SOLIDÁRIA, que teve também a presença dos coordenadores do Projeto Comunitário e Pastoral Universitária.

Publicado em: 25/10/2016Página Anterior