Secretaria da Escola de Educação e Humanidades
Telefones: (41) 3271-2126/ 3271-2675

Decano: Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto
E-mail: educ.humanas@pucpr.br

Estudante representa PUCPR em evento nacional da população em situação de rua

Jakeline Silvestre Fascina Vitor é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

Curitiba recebeu, entre os dias 29 e 31 de agosto, o encontro de 10 anos do Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPOP-RUA. Representantes da coordenação do MNPOP-RUA de vários estados, da sociedade civil e poder público estiveram presentes. O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da PUCPR foi representado pela musicoterapeuta, pesquisadora e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, e do Projeto Conexão Jovem, Jakeline Silvestre Fascina Vitor.

Foram três dias de debate, discussão, fortalecimento do coletivo organizado da população em situação de rua, comemoração pelos 10 anos de resistência, ousadia e luta pela garantia de direitos humanos da população em situação de rua. Durante o evento, foram realizados relatos de diversas violações de direitos que afetam cotidianamente a população em situação de rua como: violências e ações higienistas; LGBTfobia; ausência de políticas públicas para o acesso à moradia; saúde; trabalho e renda; acesso à justiça; entre outras.

O NDH apoia o Movimento e as iniciativas em políticas públicas, assim como dos órgãos de defesa de direitos e ações solidárias que reafirmem a dignidade da população em situação de rua. As pesquisas e estudos em desenvolvimento no NDH procuram dar visibilidade à complexidade da situação de rua, problematizam ações criminalizadoras e pontuais, além de defender a integralidade da proteção social e dos direitos humanos desta população, por cidades mais humanas e participativas.

Publicado em: 31/08/2017Página Anterior