Secretaria da Escola de Educação e Humanidades

Decano: Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto
E-mail: educ.humanas@pucpr.br

Professor da PUCPR lança livro `Filosofia animal: humano, animal, animalidade´

Obra analisa a questão animal a partir da filosofia

Organizado pelo professor Jelson Oliveira, o livro “Filosofia animal: humano, animal, animalidade”, que será lançado no dia 29 de março, às 19h, no auditório Sobral Pinto (2o andar do Bloco Amarelo), conta com artigos de pesquisadores nacionais e internacionais.

Os autores tratam do assunto a partir de múltiplos olhares, seja de nomes clássicos da filosofia como Aristóteles, Descartes, Condillac, Plessner, Nietzsche, Heidegger e Hans Jonas, seja de referências do campo da bioética, como Peter Singer e Gary Francione, seja de autores da área da literatura.

Segundo o professor, partindo da perspectiva de que o animal é a primeira provocação filosófica do homem, o livro analisa como o tema deve sair da periferia filosófica e ocupar um lugar central.

“Não só porque conhecer o animal não-humano é um desafio cada vez mais evidente para as ciências, mas sobretudo porque ele ajuda a entender o que é o humano em sua animalidade e como nós devemos nos relacionar com toda a comunidade dos seres vivos que co-habitam o planeta em época de tantas adversidades climáticas, como a nossa”, diz.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail jelsono@yahoo.com.br.

Publicado em: 29/03/2017Página Anterior