PUCPR

Sub Menu contents

Sobre a Escola

A Escola de Educação e Humanidades é um espaço de excelência para a formação de pessoas e pesquisa de alto impacto na transformação da sociedade, em busca da garantia dos direitos individuais e coletivos. A profundidade e a gama de perspectivas culturais e históricas, a capacidade de julgamento, o pensamento crítico e o estímulo à criatividade perpassam os cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

O portfólio da Escola de Educação e Humanidades, com cursos ofertados em Curitiba, Maringá e Londrina, é vasto, com 10 áreas de investigação que contemplam desde as licenciaturas em Filosofia, Pedagogia, Letras, História, Ciências Sociais, Matemática, Química e Física até os bacharelados em Serviço Social e Teologia.

A Escola reconhece o seu compromisso com a formação sólida e integral de profissionais para serem líderes e cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A Escola de Educação e Humanidades, unidade universitária da PUCPR, concretiza a Missão da Instituição mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão, e tem como principal objetivo a formação de profissionais de elevada qualificação humana, científica e técnica.

Diante da ampliação dos espaços geopolíticos e culturais e da diversidade social que caracteriza a sociedade contemporânea, a Escola de Educação e Humanidades, desenvolve seu papel em bases e processos que buscam contemplar as novas exigências da sociedade.

No que se refere à formação profissional, procura levar em consideração o contexto social e as significações que se dão no mundo do trabalho e propiciar uma base sólida para que o aluno, ao iniciar sua vida profissional, saiba enfrentar os desafios e dar respostas às interrogações da sua época. Assim os eixos norteadores dos projetos pedagógicos propõem uma formação que contempla o ser em sua totalidade, do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente.

No contexto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Escola de Educação e Humanidades constitui-se em uma construção epistemológica aberta que possibilita estabelecer as relações e as influências recíprocas entre as partes e o todo - as relações entre o humano e o social, o tecnológico e o biológico, e busca a aproximação entre as diferentes áreas de conhecimento e dessas com a realidade social, mediante o desenvolvimento de projetos e programas, com o objetivo de reconciliar os resultados da ciência com uma percepção humana, conferindo-lhe sentido para a humanidade.

Diferenciais da Escola

- Professores altamente qualificados, com formação em cursos de pós-graduação: mestrado e/ou doutorado e comprovada experiência na docência;

- Metodologias de ensino/aprendizagem colaborativas, com vivências práticas e uso de tecnologias educacionais;

- Infraestrutura adequada para todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão: laboratórios de informática com softwares atuais e relevantes para os estudos realizados na área de educação e humanidades; laboratórios de línguas e laboratórios de pesquisa; biblioteca com livre acesso ao maior Portal Brasileiro de Pesquisa e periódicos nacionais e internacionais, bem como um acervo com as  obras mais significativas para todos os cursos da Escola.

- Convênios nacionais e internacionais para intercâmbio com instituições de ensino na área de educação e humanidades em vários países.

- Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas – NEERE – Com estudos e pesquisas sobre processos educativos, orientados por valores e visões de mundo e conhecimentos relacionados às diferentes etnias;

- Núcleo de Empregabilidade e Oportunidades Profissionais, que oferece orientação profissional aos alunos;

- Núcleo de Línguas com docentes altamente qualificados e ensino de diversas línguas estrangeiras;

- Núcleo de Educação e Humanidades com oferta de cursos in company e serviços de consultoria e assessoria.

- Núcleo de Excelência Pedagógica – NEP – com o objetivo de construir projetos pedagógicos inovadores, que favoreçam a formação de profissionais competentes para atender os requisitos da sociedade contemporânea e comprometidos com as mudanças que se fazem necessárias. Tem como meta tornar a Escola de Educação e Humanidades lugar de formação de elevado grau de compreensão da realidade, que passam a ter todos aqueles que se beneficiam da educação no modo teórico, filosófico e científico;

- A Escola de Educação e Humanidades assegura sua identidade enquanto unidade universitária a partir de um conjunto de elementos diferenciadores que estruturam os pilares básicos das suas ações: pesquisa, internacionalização, sustentabilidade, orientação estratégica e formação humana. 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba