PUCPR

Sub Menu contents


Coordenação

Sirley Terezinha Filipak
sirley.filipak@pucpr.br


Previsão de Cronograma


Início das aulas:

28 de abril de 2012

Término das aulas:

junho de 2013

Entrega do trabalho de conclusão:

04/10/2013


EDUCAÇÃO INFANTIL

Campus Curitiba - Prado Velho

_______________________________________________________________________________

Disciplinas
A Prática Educativa do Professor na Educação InfantilPraticas pedagógicas na Educação Infantil. Técnicas e multimeios no ensino. Ensino individualizado, socializado e sócio-individualizado. A dinâmica da sala de aula.

Carga Horária: 30 Horas
Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação InfantilRelação entre desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygotsky.

Carga Horária: 15 Horas
EpistemologiaApresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.

Carga Horária: 15 Horas
EticaAnálise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

Carga Horária: 15 Horas
Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação InfantilA produção, aquisição histórica do conhecimento. Os pressupostos filosóficos das teorias pedagógicas. Bases teóricas metodológicas da construção do conhecimento. Ensinar a pensar-aprender à aprender. A filosofia na infância. Bases curriculares da filosofia para crianças.

Carga Horária: 15 Horas
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação InfantilOs pressupostos do construtivismo de Piaget, do sociointeracionismo de Vygotsky. O conteúdo da educação infantil. O papel do brinquedo, do jogo, da linguagem e do desenho no processo do ensino-aprendizagem.

Carga Horária: 30 Horas
Metodologia CientificaA proposta do ensino associada à investigação científica. Natureza do conhecimento científico. O método científico. A pesquisa. Fundamentos teóricos para a construção da racionalidade científica. A investigação científica. A pesquisa

Carga Horária: 15 Horas
Metodologia da Língua Oral e Escrita na Educação InfantilA linguagem oral e escrita. Aquisição da escrita. Os conteúdos da língua portuguesa e sua exploração na atuação.

Carga Horária: 30 Horas
Metodologia do Ensino da Educação Física na Educação InfantilHistórico das tendências da Educação Física. Concepção de Educação Física e jogos. Função do jogo na educação infantil. Conteúdos, metodologia e avaliação em Educação Física na Educação Infantil.

Carga Horária: 15 Horas
Metodologia do Ensino das Artes Visuais e MúsicaA musicalização e as Artes como elementos integrantes na Educação Infantil.

Carga Horária: 30 Horas
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais na Educação InfantilConcepção de ciência. Noções de astronomia. O sol. Seres vivos. Saúde do homem.

Carga Horária: 30 Horas
Metodologia do Ensino de Histórica na Educação InfantilConcepção de história e geografia. Ensino de historia e geografia no Brasil. Noções de tempo e espaço. O processo de ensino e avaliação em história e geografia.

Carga Horária: 30 Horas
Metodologia do Ensino de Matemática na Educação InfantilO conhecimento lógico-matemático no desenvolvimento infantil.

Carga Horária: 30 Horas
Orientação na Produção CientíficaTrabalhos a serem elaborados de acordo com os eixos temáticos propostos. Estudo da realidade que compõe os campos específicos de cada área e sua relação com a questão didático-pedagogica.

Carga Horária: 30 Horas
Pressupostos Legais e a Organização do Centro de Educação InfantilRevisão analítica do quadro normativo que rege a organização da Educação Infantil no Brasil (nova LDB) e no Paraná (criação e instalação de pré-escolas, orientação curricular e aspectos complementares) à luz da concepção da Educação Infantil com a Educação Básica. A abordagem comparativa de tipologias da Educação Infantil entre outros contextos nacionais.

Carga Horária: 15 Horas
Seminário de Pesquisa EducacionalApresentação dos trabalhos produzidos.

Carga Horária: 15 Horas

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba