PUCPR

Sub Menu contents
Carregando..


Coordenação

Marcia Terezinha de Oliveira
marcia.oliveira@pucpr.br

Dorival da Costa
dorival.costa@pucpr.br


Previsão de Cronograma


Início das aulas:

2 de abril de 2012

Término das aulas:

agosto de 2013

Entrega do trabalho de conclusão:

07/12/2013

Contato

Decano: Prof. Dr. Kleber Bez Birolo Candiotto
E-mail: educ.humanas@pucpr.br
Telefone: (41)3271-1375

 

 

Acolhimento Institucional e familiar: - a distância

Campus Curitiba - Prado Velho

_______________________________________________________________________________

Proposta

A política de atendimento a criança e ao adolescente, enquanto política pública vem passando por transformações a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente \u0096 ECA, apontando para a superação de práticas clientelistas e adulto centrica para uma prática centrada na proteção integral e cidadão de direitos fundamentais e sociais.
A PUC/PR, ao ofertar este Curso, colabora para a qualificação teórico-metodológica, dos profissionais que atuam em programas e projetos relacionados à garantia do direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de risco social ou aptas a serem adotadas.
\tO curso vai agregar conhecimentos para que os profissionais venham a intervir na política de atendimento a criança em situação de a colhimento institucional e familiar.
\tO aprimoramento profissional aumentará as possibilidades de se inserir no mercado de trabalho, mormente no setor público e ONG, que sente de forma mais intensa a necessidade de adaptar-se ao que o ECA, a Lei da Adoção, o Plano Nacional de Convivência Familiar e as Normas Técnicas de Funcionamento dos Serviços de Acolhimento (CNAS e CONANDA), o Sistema Único da Assistência Social \u0096 SUAS especificamente no serviço de Alta Complexidade apontando soluções possíveis para crianças e adolescentes afastados de sua família de origem.

Na atualidade, os governos Federal, Estaduais e Municipais, estão sendo orientados pela legislação e documentos normativos para reorganizar os serviços de Acolhimento Institucional e Familiar para crianças e adolescentes promovendo a implantação de outras modalidades para que a situação do acolhimento possa ter no mínimo a execução exigida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e as Normativas Técnicas de funcionamento do serviço de acolhimento e o investimento do Sistema Único da Assistência Social no sentido de atender a comunidade local com os Centros de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS que vêm possibilitando uma nova visão sobre esses serviços e necessita das equipes técnicas, os municípios, as ONGs e outras entidades a adequação das normativas internacionais e nacional para o acolhimento e a preservação dos vínculos Familiar. Ainda mais que estamos com a nova lei de adoção, lei esta que deve provocar mudanças substanciais nos serviços de acolhimento e no encaminhamento para famílias substitutas através do cadastro nacional de famílias e criança/adolescentes.incapazes e perigosas para cuidar desses sujeitos e por isso o estado deve retirá-las de seus familiares e cuidar.
\tEssas mudanças ainda não foram incorporadas no atendimento direto desses sujeitos de direito, por desconhecimento, falta de capacitação em serviço bem como aprofundamentos necessários para o reordenamento institucional necessários.

Critério de classificação no Processo Seletivo:

- análise de currículo priorizando profissionais que atuam no serviço de acolhimento institucional;

Público

Profissionais das áreas de ciências humanas, sociais aplicadas, de saúde e afins, assistentes sociais, educadores sociais, advogados, juízes, promotores, pedagogos, terapeuta ocupacional, sociólogos, cientistas políticos, geógrafos, historiadores, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos e profissionais de áreas afins. O curso destina-se a profissionais atuantes no mercado de trabalho, em início de carreira, que buscam o curso para auxiliar no direcionamento de sua atuação profissional.

PeriodicidadeVagasCarga HoráriaDias e HoráriosInvestimento
Semestral50360 horas -
22 X R$ 350,00

Período de Inscrição no Processo Seletivo:

Inscricões encerradas.

Taxa de Inscrição no Processo Seletivo:

R$ 55,00

Documentação para Matrícula no Curso:

- Caso não tenha diploma, entregar a fotocópia autenticada da Declaração de Conclusão de Curso de Graduação
- Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação
- Fotocópia da Carteira de Identidade Civil

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba