Núcleo de Arbitragem da PUCPR se destaca no FDI Moot

Equipe avançou para as oitavas de final e um de seus membros foi o 5º melhor orador da competição

O Núcleo de Arbitragem da PUCPR, da Escola de Direito, ficou entre as 16 melhores universidades do Skadden Arps FDI Moot, competição internacional de arbitragem, que ocorreu em Buenos Aires - Argentina, e contou com 53 universidades. Além disso, o acadêmico Pedro Lins (6º período), conquistou uma menção honrosa, distinção concedida aos 10 melhores oradores da competição. Pedro obteve a 5º colocação, ficando atrás somente de alunos de universidades da Rússia, Canadá, Polônia e Índia.

Na competição, os estudantes atuam como advogados em audiências arbitrais simuladas, defendendo ora a parte requerente, ora a requerida, perante painéis de árbitros escolhidos pela organização do evento. A argumentação é baseada em um caso fictício de arbitragem de investimento e envolve questões de direito internacional público. Por meio desta modalidade de arbitragem, investidores - sejam eles pessoas físicas ou jurídicas - podem exigir diretamente de Estados, perante um tribunal internacional, o cumprimento de obrigações previstas em tratados concluídos entre o país que recebeu o investimento e o do investidor.

A equipe, que é composta pelos acadêmicos Caio Lopes da Silva (8º período) e Pedro Lins, e que contou com a orientação da coach Caroline Duarte Schaeffer (Souto Correa Advogados), também obteve resultados expressivos na edição da competição do ano passado, que aconteceu em Londres - Inglaterra. Naquela ocasião, a equipe obteve a 11ª maior pontuação entre as universidades participantes, e os estudantes Pedro Lins e Caroline Duarte Schaeffer (à época estudante da PUCRS) obtiveram a 16ª e a 9ª melhor colocação entre os oradores, respectivamente, sagrando-se como os dois melhores entre as universidades da América Latina.

Publicado em: 16/11/2016Página Anterior