PUCPR

Sub Menu contents

Contato

Decano: Humberto Maciel França Madeira
E-mail: decano.ecamv@pucpr.br
Tel.: 3299-4319 (SJP)/ 3271-1400 (Curitiba)

Sobre a Escola

A Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária abriga cursos que promovem a formação de profissionais para atuarem no agronegócio e em saúde animal, de maneira integrada à realidade do setor no país e buscando inovações para seu desenvolvimento, fortemente embasada na geração de conhecimento pela pesquisa e na sustentabilidade. Cursos da Escola são ofertados nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e em Toledo, na região oeste do estado do Paraná.

Atento aos desafios impostos pela sociedade globalizada e pela utilização intensa dos recursos naturais na atualidade, o corpo docente da Escola busca permanentemente a atualização da formação dos estudantes, incorporando conceitos e técnicas sustentáveis, aliados a valores que promovem a formação ética e cidadã, em consonância com a Missão da PUCPR.



Diferenciais da Escola

A Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR é reconhecida por ter atingido grau de excelência em diversos setores como resultado do pioneirismo e dinamismo em seus 16 anos de história.

  • Corpo docente altamente qualificado, sendo integralmente composto por mestres e doutores.
  • Programa de Residência Médico-Veterinária. Pioneiro no Estado do Paraná e um dos primeiros do país, ofertando treinamento atualizado e de elevada qualificação em diversas áreas, atraindo médicos-veterinários de diversos estados do Brasil, com apoio de três unidades hospitalares (de animais de companhia, no Câmpus São José dos Pinhais; de animais de fazenda, na Fazenda Experimental Gralha Azul; e de equinos, no Regimento da Polícia Montada do Paraná, em Curitiba), além do CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, em parceria com o IBAMA, em Tijucas do Sul.
  • Fazenda Experimental Gralha Azul, uma fazenda-escola com infraestrutura única no país, que inclui extensa área de produção e pesquisa com as mais diversas culturas agrícolas anuais e perenes, produção de espécies animais de interesse zootécnico, mata nativa de araucária, hospital veterinário, silos de grãos, usina de extração de óleos essenciais, usina de biodiesel e demais estruturas de elevado padrão.
  • Pesquisas inovadoras em cirurgia e clínica veterinária e tecnologia de produtos de origem animal, com suporte de laboratórios e hospitais de ponta, desenvolvidas por professores doutores do Curso de Mestrado em Ciência Animal.
  • Núcleo de Agência de Inovação (Agência PUC) que integra pesquisas em diversas áreas, como de compostos bioativos de plantas no controle de pragas e doenças, de genômica de microrganismos e de terapia animal, permitindo a geração de patentes e transferência de tecnologia, em sintonia com o mercado.
  • Compromisso com a Sustentabilidade Ambiental. O Câmpus São José dos Pinhais, que abriga a Escola, bem como demais unidades - Fazenda Experimental Gralha Azul, Laboratório de Pesquisa em Piscicultura (LAPEP) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres - são mantidos com as melhores práticas ambientais. O Câmpus conta com o Espaço Sustentável, prédio dedicado a projetos ambientais, como o Projeto Sala Verde, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente. Nesse local são feitos treinamentos de alunos, palestras à comunidade externa e cursos de educação ambiental.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba