Semestre inicia com novidades na Sala de Notícias, a redação convergente do curso de Jornalismo

Novos projetos, produtos, parcerias e um grupo de pesquisa fazem parte das atividades de 2017

A Sala de Notícias, redação convergente do curso de jornalismo da PUCPR, tem novidades para o segundo semestre de 2017. São novos programas, parcerias e também novos integrantes na equipe. Daniel Moura, que nesse semestre é apresentador do Boletim Comunicare, jornal audiovisual para web, está empolgado com a experiência. "Participo da Sala de Notícias há um ano, desde o primeiro período. Aprendi e cresci muito com o trabalho que fiz por aqui, além de aprimorar meus conhecimentos de sala de aula. Agora me sinto preparado para ser o editor-chefe e apresentador do programa, e estou muito feliz em ter a experiência de gerenciar a equipe e me aproximar mais do que é praticado no mercado de trabalho", diz Moura.

O Boletim Comunicare é veiculado no Facebook e é produzido por estudantes do 1º ao 8º período do curso de jornalismo, em que são abordadas pautas locais de interesse do jovem. "Por esse motivo, é produzido por jovens, com uma linguagem jovem, para se aproximar do universo acadêmico", afirma Suyanne Tolentino de Souza, professora orientadora da Sala de Notícias. A produção vai ao ar uma vez por semana e a cada temporada tem a equipe renovada.

Matheus Ledox, estudante do primeiro período, decidiu fazer parte da equipe desde o começo do curso e sua expectativa é de fazer uma excelente produção e elevar a audiência. "Estou me sentindo muito feliz por ter essa oportunidade. Escolhi TV porque gosto de ir pra rua, pra externa, e já aprendi coisas diferentes de sala de aula como abordar pessoas na rua, fazer entrevistas, mexer nos equipamentos e a editar. Acho isso muito legal porque já vou me preparando para quando tiver essas disciplinas", declara o calouro.

Outra novidade deste ano é o PUC Informa. Um programa, também produzido por estudantes do curso de jornalismo, que tem como objetivo mostrar eventos de outros cursos, projetos e notícias da universidade. "A PUC tem uma diversidade muito grande de eventos, ações, iniciativas bem legais em que são abordados os mais diferentes temas e, muitas vezes, os estudantes não têm conhecimento", afirma a intercambista de Portugal Mahayla Haddad, participante do programa.

Na área de convergência, a Sala de Notícias passa a produzir newsgames, aplicativos noticiosos e a pensar em outras estratégias comunicacionais que se utilizem da tecnologia. O trabalho será feito em conjunto com estudantes dos cursos de Jogos Digitais e Sistemas da Informação, com os quais o curso de Jornalismo acaba de fechar parceria.

Outro projeto que teve início em 2017 é o grupo de estudos sobre Jornalismo Humanizado, coordenado pela professora Suyanne Tolentino de Souza e que conta com a participação dos professores Criselli Montipó e Julius Nunes. Neste grupo são discutidas novas formas de narrativas para o jornalismo. O objetivo é que, futuramente, esses estudos sejam base para a criação de projetos laboratoriais audiovisuais.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da PUCPR, professor Julius Nunes, as novidades não param por aí. “A cada semestre apresentamos novidades aos estudantes. Queremos desenvolver projetos inovadores, à frente do mercado, e uma das novidades deste ano, a parceria com Jogos Digitais e Sistemas da Informação tem esse objetivo. O grupo de estudos também vai oportunizar reflexões e o desenvolvimento de projetos, e com isso vamos fomentando a pesquisa no Jornalismo e na Comunicação”, destaca o coordenador.

Publicado em: 04/04/2017Página Anterior