Web rádio Comunicare é a rádio do Fringe na web

Emissora online do curso de Jornalismo divulga tudo que rola na mostra paralela de teatro do Festival de Curitiba

A web rádio Comunicare, emissora online do curso de Jornalismo da PUCPR, é parceira do Fringe, a mostra paralela do Festival de Curitiba. Até o dia 9 de abril, os ouvintes poderão acompanhar tudo que rola pela cidade ao longo da programação, com entradas ao vivo, entrevistas de estúdio e participação de espectadores.

De acordo com a professora responsável pela web rádio, Michelle Thomé, “a experiência de cobertura ao vivo de um grande evento acelera o aprendizado e aproxima o estudante da realidade da profissão que escolheu”. É o segundo ano de parceria com a organização do maior festival teatral brasileiro. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da PUCPR, professor Julius Nunes, a atividade tem dois objetivos principais. “Além de auxiliar o nosso estudante no desenvolvimento de habilidades e competências para a realização de coberturas e transmissões ao vivo de rádio, a parceria com o Festival também serve para divulgar ainda mais a cultura, principalmente o teatro, que nem sempre tem espaço na mídia”.

A estudante Izabelly Lira diz que fazer parte da equipe de cobertura do Fringe significa “experiência, amizade e jornalismo. Experiência, porque nenhum outro veículo laboratorial me deixou tão perto de atividades da profissão. Amizade, porque o entrosamento da turma da rádio me trouxe os melhores amigos que tenho na faculdade. E jornalismo porque foi na Web Rádio que eu me senti jornalista pela primeira vez, antes mesmo de ser uma. Esta atividade ressalta para mim uma certeza que eu tenho desde criança: jornalismo é minha vida”.

Bruno Previdi também está participando da equipe no Fringe 2017 e afirma: “Para mim, participar da rádio significa estar no lugar certo. É a sensação que tenho toda vez que o microfone abre e tenho a oportunidade de levar informação ao nosso público, ou quando preciso me virar nos 30 para lidar com os equipamentos, ou até mesmo quando estou gravando no estúdio com os nossos ‘santos’ técnicos. A rádio é minha segunda casa e essa sensação de pertencimento, sem dúvida, é o que me motiva a trabalhar pelos nossos ideais e objetivos”.

A web rádio Comunicare, do curso de Jornalismo da PUCPR, retornou às atividades ao vivo no último dia 15. Além de novos integrantes na equipe, a emissora online estreou programas produzidos pelos estudantes sobre intercâmbio, teatro, turismo e games.

Yuri Braule dedicou-se por dois semestres às atividades na rádio: “A web rádio significou muito para mim porque me ajudou a entender sobre como é o ritmo de uma rádio, seja dentro do estúdio - ou fora, como repórter – ou seja nas coberturas do Fringe e do Intercom. Foi uma experiência de ensino que levo para a vida toda”.

Há uma equipe dedicada à cobertura de eventos em Curitiba e Talita Laurino faz parte deste time. Para ela, a rádio “foi a porta de entrada no jornalismo. A oportunidade de viver como uma repórter apurando fatos, cobrindo eventos e participando do programa ao vivo, me fazem ter a certeza de que escolhi o curso certo. Participar da web rádio Comunicare é viver a rotina de um veículo midiático, ainda na faculdade”, afirma.

Para ouvir a web rádio Comunicare basta acessar www.portalcomunicare.com.br/webradio

Publicado em: 03/04/2017Página Anterior