Laboratório de Inovação da PUCR ganha reconhecimento internacional

O Sincronicidade, Laboratório de Inovação da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR, foi oficializado como Centro de Inovação do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU

Sincronicidade é um conceito usado para definir acontecimentos que se conectam, que acontecem ao mesmo tempo e se complementam entre si. Não por acaso esse é o nome do Laboratório de Inovação da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR, fundamentado por quatro grandes dimensões conceituais que se correlacionam: economia criativa, economia verde, inovação e tecnologia.

Segundo Carlos Nigro, Decano da Escola de Arquitetura e Design, o objetivo do Sincronicidade é “promover ações acadêmicas e a prestação de serviços por meio do mapeamento de conexões sociais da cidade, que são protagonistas da transformação municipal sustentável, com foco nas dimensões culturais, políticas, econômicas e ambientais”.

Sincronocidade1

O professor Marcelo Castilho, coordenador do Sincronicidade, conduzindo a dinâmica do Fórum de

Desenvolvimento da Escola de Arquitetura

O laboratório surgiu no final de 2013 como desdobramento natural da semana acadêmica integrada, que tinha o mesmo nome. “Ele nasceu com o objetivo de oportunizar percepções e conexões sociais por meio da arquitetura e do design inovadores, com foco no desenvolvimento sustentável e baseado nos valores e nos direitos humanos”, destaca o Decano.

Laboratório no cenário internacional

Recentemente, o Sincronicidade foi reconhecido oficialmente como Centro de Inovação do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, com a missão de realizar pesquisas, desenvolver políticas, apoiar a aprendizagem e comunicar sobre sustentabilidade urbana de forma a beneficiar significativamente a cidade.

“O Sincronicidade faz a conexão das Redes Internas das Escolas da PUCPR com a Rede de Cidades Signatárias do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU e seus outros quatro Centros de Inovação no Mundo. Isso nos permite a promoção de ações efetivas num processo de cooperação internacional”, revela André Turbay, um dos coordenadores do Sincronicidade.

Sincronicidade2

Reunião do Sincronicidade com  a presença do professor Alvaro Amarante, da Agência PUCPR de Inovação,

membros da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR e representantes do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU

Formação de profissionais com consciência global

Carlos Nigro, o Decano da Escola, conta que os acadêmicos de Arquitetura e Design atuam no Laboratório de Inovação por meio de atividades curriculares, como, por exemplo, nas disciplinas que tratam de Planos Diretores Municipais, por meio de monitorias e por meio do escritório modelo integrado. O coordenador André destaca que a intenção é ampliar essa participação para as demais Escolas da PUCPR.

Eles frisam ainda que os alunos participam de debates sobre diagnósticos e proposições de intervenções territoriais por meio da arquitetura e do design e das suas integrações inovadoras. “As reuniões abertas, com representantes do Centro de Inovação do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, com gestores, professores e pesquisadores da PUCPR e parcerias institucionais diversas, promovem uma inovadora experiência de diálogo para todos, inclusive para os alunos”, destaca André.

Sincronicidade3

Carlos Nigro, o segundo da esquerda para a direita, com os coordenadores do Sincronicidade

(André Turbay e Marcelo Castilho), os alunos André, do curso de Design, e Monique do curso de Arquitetura,

Eduardo Araujo e Luciano Planca, do Programa de Cidades e Aliança Paraná Sustentável

Luciano Planca, da Aliança Paraná Sustentável e do Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, complementa dizendo que “esse ambiente de nutrição da inovação nas cidades promoverá a formação de um profissional de classe mundial, com fortes valores humanos voltados à construção de sociedades sustentáveis”.

Quem quiser participar do Sincronicidade deverá ficar atento ao edital que será lançado ano que vem. Quem tiver qualquer dúvida pode procurar um dos coordenadores do projeto - Marcelo Castilho e André Turbay - pessoalmente na Escola de Arquitetura e Design ou por telefone (41) 3271-1664.

Publicado em: 01/08/2014Página Anterior