Conheça as estruturas que fazem parte do Laboratório de Modelos

Estrutura permite prática desde o primeiro período

“Um dos grande diferenciais da PUC é o Laboratório de Modelos, pois os alunos conseguem perceber, na prática, desde o primeiro período do curso, todas as possibilidade que eles terão de atuar no mercado”, afirma o professor Jeferson Demeterco.

Por serem tão importantes, não podíamos deixar de apresentar cada uma das subdivisões do Laboratório de Modelos - que você conheceu em mais detalhes aqui.

Vamos lá?

O Laboratório de Conforto fornece bases para que os alunos de Arquitetura simulem algumas questões ambientais como sol, umidade, acústica e temperatura. Eles aprendem a medir essas variáveis para saber como o meio em que o projeto está inserido irá interferir no interior das edificações, contribuindo (ou não) para o conforto dos habitantes - deixando o prédio mais quente ou mais frio, mais ou menos iluminado, por exemplo.

Conforto

No Laboratório de Restauro os alunos aprendem a fazer a classificação de edificações históricas e representá-las em modelos de escala reduzida ou real, como a realizada na Casa Estrela. Nesse espaço, eles podem aprender todas as técnicas - de pinturas e representações - envolvidas nas restaurações de projetos reais.

Casa Estrela

O Laboratório de Materiais (ainda em fase de desenvolvimento) abriga diversos tipos de modelos de materiais para que os alunos possam conhecer e ter contato com as possibilidades de matérias-primas disponíveis para a construção de seus modelos e maquetes.

Na Oficina de Máquinas estão todas as máquinas para a produção de diversos tipos de modelos. São serras, lixadeiras, fornos e demais equipamentos. Alguns são novos e, outros, ainda em perfeito funcionamento, são da época do barracão de madeira e foram inclusives utilizadas pelos professores Jeferson e Renato quando eram alunos da PUC.

Os professores Renato Bordenousky Filho e Jeferson Demeterco, atuais coordenadores do Laboratório de Modelos, ressaltam que, ao operar qualquer uma das máquinas, os alunos são orientados e recebem treinamentos quanto à forma mais segura de utilização. Eles recebem os equipamentos ideais para a sua devida proteção e, além disso, as máquinas possuem sistema de exaustação de pós, ferragens e partículas de pinturas, para que os alunos não tenham contato com esses resíduos.

Maquinas

O Laboratório de Modelagem Fina possibilita a impressão de modelos tridimensionais a partir da Impressora 3D (ainda em experimento), além de corte em laser e fresagem de materiais. São modelagens que utilizam programas como o CAD e são, em geral, processos digitais de modelagem.

Modelagemfina

Publicado em: 14/05/2014Página Anterior