Bem-vindo, sábado,
19 de abril de 2014.

Enade 2009 será aplicado no dia 8 de novembro e deixa de ser por amostragem

Alunos da PUCPR tiveram ótimo desempenho em 2008. Curso de Engenharia de Alimentos está entre os avaliados com conceito 4

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2008 (Enade) mostrou o ótimo desempenho dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O curso de Biologia, com nota 5 no conceito Enade, e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Eletrônica – Telecomunicações, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Matemática e Pedagogia com conceito 4 refletiram o empenho dos alunos e o projeto pedagógico da Instituição. O exame foi realizado por amostragem e a participação constará no histórico escolar do estudante.

Para a diretora do curso de Engenharia de Alimentos – ênfase em Agroindústria, Nery de Lima, este diferencial foi alcançado, principalmente pelo projeto pedagógico do curso que é estruturado em três eixos curriculares: fundamental, ciências aplicadas aos alimentos e tecnologias de alimentos, que fornecem a base para criação, desenvolvimento, adaptação e escolha de tecnologias. “Estes eixos agrupam diferentes disciplinas que compõem a grade curricular resultando numa integração entre as disciplinas básicas com as disciplina de tecnologia e de engenharia. Já no primeiro período do curso o aluno entra em contato direto com empresas alimentícias e com os métodos de preservação e elaboração de alimentos industrializados”, explica.

O curso foi concebido com foco nas aulas práticas que são realizadas em laboratórios e em plantas piloto de alimentos, visitas técnicas, projetos de implantação industrial e formação profissional desde o primeiro ano. “A pesquisa também é incentivada no curso, que possibilita aos discentes a participação em projetos de iniciação científica e em projetos de extensão com empresas de alimentos”, complementa.

Mudanças
- Em 2009, a prova do Enade será aplicada no dia 8 de novembro. Diferentemente dos anos anteriores, quando o exame era realizado por amostragem selecionada pelo Inep, o Enade passa a ser universal. Neste ano, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados deverão realizar a prova.

O pró-reitor de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação da PUCPR, Robert Carlisle Burnett, afirma que os alunos devem encarar o exame com seriedade. “Os estudantes devem se dedicar ao máximo durante o curso porque, se os resultados não forem bons, o mercado de trabalho pode interpretar que o curso não é bom e isso pode trazer conseqüências negativas para o próprio aluno. Algumas empresas já solicitam o resultado do Enade aos candidatos que concorrem a uma vaga”, explica.

Conforme a portaria, neste ano serão avaliados os cursos de graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, além de duas áreas novas: Estatística e Relações Internacionais.
Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Participam do Enade 2009 estudantes do final do primeiro ano de curso (ingressantes) e do último ano de curso (concluintes) das áreas selecionadas. São considerados ingressantes aqueles estudantes que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Ensino Superior (IES). Concluintes são aqueles que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aquele estudante que tenha condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2009.

Cadastro em: 21/09/2009 11:04:19

Imprimir   Enviar por e-mail Retornar

Leitura do Mês

Por Mais Um Dia
O cinema e a invenção da vida moderna
Ilícito: o ataque da pirataria, da lavagem de dinheiro e do tráfico à economia global
Inclusão: compartilhando saberes
Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade

Copyright © 2008 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Todos os direitos reservados.
  Resolução mínima de 800 x 600px