Bem-vindo, sábado,
20 de setembro de 2014.
 
     
 

 DESTAQUES

Eu recomendo “Por Mais Um Dia”

Cada um de nós tem, ou teve, algum herói que nos ajudou a fazer opções, escolhas na vida. Cada escolha, cada “sim”, pode representar, por incrível que pareça, diversos “nãos”. Assim é a nossa vida. Os nossos “heróis ocultos” inspiram nossas decisões e escolhas.
Mitch Albom, em seu livro “Por mais um dia”, trata com especial carinho o fato de Charles, personagem principal da história, ter preferido a figura da mãe, em sua vida, em favor do pai. Se pudesse voltar no tempo... apenas por um dia. O autor articula muito bem a trama da história e a ficção, mexendo com sentimentos e emoções.
A história vivida por Charles nos faz pensar na vida, nos grandes momentos e, especialmente, nos pequenos momentos bem vividos, talvez os únicos importantes e verdadeiros. Ao final da leitura, se sentir emoção, lembre-se de que vale a pena refletir sobre a vida e sempre é tempo de rever suas decisões e escolhas.
Boa leitura!

Autor: Mitch Albom
Editora: Sextante

 

O cinema e a invenção da vida moderna

O livro é uma coletânea de ensaios que analisa as formas e funções do olhar e da representação presentes na vida urbana entre 1848 e 1920. Examina as questões da pintura, da fotografia, das exposições em museus, das novas formas do jornalismo de sensações, das estratégias de propaganda e comércio, além da presença de formas literárias que expressam a modernidade.
É um verdadeiro painel original da virada do século, tomando a experiência do cinema como paradigma para as transformações que definiram o que denominamos modernidade.

Autor: Leo Charney e Vanessa R. Schwartz
Editora Cosac & Naify, 2004

 

Ilícito: o ataque da pirataria, da lavagem de dinheiro e do tráfico à economia global

A obra oferece uma perspectiva atual, detalhada e convincente de um lado pouco falado na globalização. É o submundo da nova economia, mais interligada e rápida e menos sujeita ao controle dos Estados. Retrata o lado negativo e mostra uma investigação detalhada e pioneira sobre as atividades ilícitas. Contrabandistas, traficantes e piratas sempre existiram, mas nunca com um poder econômico que gira em torno de 10% de todo o comércio mundial, muito menos com um poder político capaz de controlar nações inteiras.

Autor: Moisés Naím
Editora: J. Zahar

 

Inclusão: compartilhando saberes

O livro conta com a participação de especialistas na análise de aspectos relativos à inclusão social e escolar e é uma contribuição para que os professores possam refletir, de forma mais aprofundada, sobre as questões aqui propostas. O objetivo é que o compartilhamento de saberes e experiências ajude educadores a aceitar o desafio e ampliar o leque de ações voltadas para a concretização de uma educação de qualidade para todos.
Para o autor, a inclusão é uma expressão de sociedade e cidadania, uma compreensão de que todos os seres humanos têm os mesmos direitos, sem distinção. A escola é desafiada a incluir todos os alunos, dando atenção à diversidade e à diferença, promovendo o desenvolvimento de novas atitudes e formas de ação.

Autora: Lúcia de Araújo Ramos Martins
Editora: Vozes

 

Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade

A obra combina dados quantitativos obtidos junto ao MEC/INEP/SAEB e dados qualitativos coletados a partir de levantamentos em cinco cidades do Brasil (Belém, Distrito Federal, Porto Alegre, Salvador e São Paulo).  O objetivo central da pesquisa é correlacionar as diferenças nos níveis de proficiência escolar de alunos negros (pretos e pardos) e alunos brancos com formas de racismo. A proposta é averiguar como a dinâmica escolar interfere no aproveitamento pedagógico de alunos segundo seu pertencimento étnico-racial.

Autoras: Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay
Editora: UNESCO

  Untitled Document

Leitura do Mês


Por Mais Um Dia
O cinema e a invenção da vida moderna
Ilícito: o ataque da pirataria, da lavagem de dinheiro e do tráfico à economia global
Inclusão: compartilhando saberes
Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade

 

 
   
 

 

Copyright © 2008 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Todos os direitos reservados.
  Resolução mínima de 800 x 600px