PUCPR

Sub Menu contents

Contatos

Telefones:

(41) 3271-5987

E-mail: coral@pucpr.br

Os contatos para apresentações deverão ser realizados com um mês de antecedência através de ofício encaminhado ao Núcleo de Assuntos Culturais ou ao Coral Champagnat.

Ensaios

Dias: terças e quintas, das 16h às 18h.

Local: Salão Nobre do Hospital Nossa Senhora da Luz - 1º andar do Pavilhão André de Barros.

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto Nº 2509, esquina com Rua Conselheiro Dantas - Bairro Rebouças.


Inspiração - 2004

Regência: Rosemeri Paese

A inspiração desperta a mente humana para a criação, aflora a sensibilidade, descortina novas possibilidades. Mas de onde vem a inspiração que faz o homem cantar a esperança no auge do sofrimento?

O povo negro, conduzido no cativeiro da escravidão para os Estados Unidos, encontrou inspiração para criar canções literalmente forjadas no sofrimento e na força do fervor religioso. Esses cantos, criados coletivamente, receberam o nome de Negro Spirituals, em alusão à própria espiritualidade manifestada em suas letras - muitas dessas letras inspiradas em passagens bíblicas narradas pelos missionários durante suas pregações. Os Spirituals eram cantados nos encontros religiosos e também no cotidiano, enquanto os negros realizavam suas tarefas. As melodias e harmonias - lembrança dos cânticos entoados na África - nasciam como autêntica criação afro americana, influenciadas pelo novo ambiente cultural, gerando um amplo conjunto de canções folclóricas norte-americanas que influenciaram o Blues, o Jazz, o Gospel, entre outros estilos, além de influenciarem seguidas gerações de compositores em todo o mundo.

A música pronuncia as palavras provindas do coração e intensifica o calor das orações. E os Spirituals são um testemunho disso.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba