PUCPR

Sub Menu contents

Terapia Familiar

A terapia familiar é uma forma de intervenção que compreende a família em um contexto sócio-cultural onde cada um dos seus componentes influencia e é influenciado por todos. O conjunto dessas influências forma os padrões de relação da família. As relações podem ser harmônicas e saudáveis, possibilitando que as famílias se desenvolvam em seu ciclo de vida. Ao contrário, podem ser conflituosas e desarmônicas, trazendo sofrimento e desesperança aos seus componentes. A cada novo ciclo de vida familiar: nascimentos, crescimentos, adoecimentos, separações e morte os conflitos podem se tornar mais evidentes e difíceis de suportar. É nesses mmentos críticos que se evidenciam as depressões, o estresse, a ansiedade, as agressões verbais e físicas, os abusos e violências e os problemas aparentemente insolúveis.

A terapia familiar, nesses momentos de crise, pode possibilitar às famílias a reorganização de seus vínculos, de suas redes relacionais com o mundo social e, principalmente, de sua forma de comunicação.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba