PUCPR

Sub Menu contents

Programa de Prevenção e Atendimento Inicial - PPAI

O PPAI é um programa de intervenção cujo objeto de trabalho é o bebê e seus pais/cuidadores que apresentam, dificuldades em seu desenvolvimento. Busca delinear estratégias de intervenção durante esta etapa de constituição quando necessária, a fim de contribuir efetivamente para que tanto o bebê quanto seus pais encontrem soluções para a ?problemática do desenvolvimento nos processos instrumentais quando se fazem presentes perturbações que impedem ou transtornam a resolução espontânea desta problemática? (JERUSALINSKY, 1995).

O PPAI tem como objetivos principais: (1) criar uma cultura de Prevenção aos profissionais da área da educação e de saúde da primeiríssima infância através de capacitação para a detecção de distúrbios precoces nas relações Mãe e Filho com ou sem dificuldades de desenvolvimento e (2) oferecer atendimento clínico de intervenção precoce nos casos necessários.

O trabalho desenvolvido pelo PPAI é realizado em torno de 2 eixos básicos:

  • Eixo de Prevenção ? compreendendo a oferta de grupos formação para profissionais da área de saúde e educação infantis, relacionados à detecção e ao manejo adequado dos problemas de saúde psíquica da mãe e/ou do bebê.

  • Eixo Clínico ?  compreendendo a detecção de risco psíquico, a avaliação clínica e o atendimento psicoterápico da pequena criança e/ou seus pais/cuidadores,  tomando como eixo em seu trabalho clínico possibilitar que apareça aí alguém que deseje e desde aí produza ações que lhe pertençam, significativas para ele e para os outros.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Câmpus Curitiba | Câmpus Londrina | Câmpus Maringá | Câmpus São José dos Pinhais | Câmpus Toledo | Tecnólogos - Unidade Centro - Curitiba