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Perguntas frequentes

Reserva de materiais

Como posso fazer a reserva de materiais bibliográficos via Internet?

Para fazer reservas via Internet:

       Faça a Pesquisa Rápida

       Clique sobre o título desejado

       Na parte superior, clique no botão Reservas

       Preencha os dados do usuário

       Clique em Confirmar

Obs.: O material reservado ficará à disposição do usuário por 24 horas corridas. Após este período passará para a próxima pessoa da lista de espera.

Qual a finalidade do aviso de reserva de material bibliográfico?

O aviso de reserva tem a finalidade de lembrar o aluno que o material reservado está à sua disposição por 24 horas.

Obs.: Caso não esteja recebendo o e-mail de aviso de reserva, entre em contato com a SIGA e solicite a inclusão de seu e-mail no cadastro.

Renovação de materiais

Como fazer renovação de materiais das bibliotecas pela Internet?

Para renovação pela Internet:

       Clique em Acesso usuário

       Informe seu login e senha de rede 

       Clique em Renovação

       Selecione os materiais a serem renovados

       Clique em renovar

       Imprima seu recibo ou solicite o envio pelo e-mail

IMPORTANTE:

       O material somente poderá ser renovado se não estiver em atraso e não possuir reserva;

       O material pode ser renovado duas vezes;

Cobrança de multas

 Para o material devolvido em atraso, a multa cobrada é de R$ 1,00 por obra e por dia e será enviada para a mensalidade automaticamente. Na época de rematrícula será gerado boleto para o pagamento da multa.

Qual a finalidade do e-mail de cobrança de materiais das bibliotecas?

O e-mail tem a finalidade de:

  1. Lembrá-lo da data de devolução do material emprestado;
  2. Auxiliá-lo a organizar seu calendário;
  3. Tornar a cobrança individual.

IMPORTANTE:

       O não envio da mensagem pelo e-mail, independentemente do motivo, não o isenta de pagamento de multa na devolução com atraso.

       A justificativa de atraso na entrega de material bibliográfico, por impossibilidade de acesso à renovação de empréstimo online, não é aceita por nenhuma biblioteca do SIBI/PUCPR. A multa pelo atraso é irrevogável.

       O empréstimo de obras em atraso não pode ser renovado via web. O usuário deve comparecer à biblioteca com os livros em mãos para a devolução e pagamento da multa, uma vez que o Sistema não renova empréstimo de material em atraso.

Obs.: Caso não esteja recebendo o e-mail de aviso da data de devolução, entre em contato com a SIGA e solicite a inclusão de seu e-mail no cadastro.

Comunidade externa e ex-aluno

Como ex-aluno tem acesso às bibliotecas do SIBI/PUCPR?

Ex-aluno filiado à Associação de Ex-Alunos da PUCPR tem acesso mediante a apresentação da identidade estudantil de ex-aluno.

Ex-aluno não filiado à Associação de Ex-Alunos da PUCPR tem acesso liberado mediante apresentação de documento de identificação.

Obs.: Para filiar-se à Associação de Ex-Alunos da PUCPR o interessado deverá dirigir-se ao 6º andar do Edifício da Administração do Câmpus Curitiba ou entrar em contato pelo telefone (41) 3271-1367.

Após o cadastro, aguardar 48h para utilizar o serviço.

Como o usuário sem vínculo com a PUCPR tem acesso às bibliotecas do SIBI/PUCPR?

A comunidade externa que desejar fazer pesquisas nas bibliotecas do SIBI/PUCPR deverá cadastrar-se na recepção das bibliotecas, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Grupos de visitantes poderão ter acesso mediante agendamento da visita pelo telefone (41) 3271-1609 ou (41) 3271-2687

O que a comunidade externa tem acesso?

Consulta ao catálogo on-line;
Consulta ao acervo;
Uso das áreas de leitura;
Serviço de reprodução do material bibliográfico de acordo com a Lei n.9.610 de Direitos Autorais, mediante aquisição de créditos nos quiosques da Selbetti;
Exposições e atividades culturais.

O que a comunidade externa não tem acesso?

Empréstimo domiciliar;
Acesso às bases de dados;
Uso do Laboratório de Informática;
Uso das cabines multimidias, individuais e de grupo;

Quais são as normas para uso das bibliotecas do SIBI/PUCPR?

Deixar bolsas, pastas e similares no guarda-volumes;
Manter silêncio nas dependências das bibliotecas;
Não consumir alimentos e/ou bebidas nas dependências das bibliotecas;
Manter o celular no modo silencioso;
Por questões de segurança e saúde é proibido fumar nas dependências das bibliotecas, de acordo com a Lei
Estadual n.º 8.852/88.

Como fazer uma doação de materiais para o SIBI/PUCPR?

O Sistema de Bibliotecas da PUCPR - SIBI/PUCPR aceita doações, de acordo com os seguintes critérios:

O SIBI/PUCPR não se submeterá às exigências sobre a disposição ou localização do material doado, inclusive por doadores espontâneos, possuindo autonomia para selecionar o material e encaminhá-lo a outras bibliotecas, que possam interessar-se pelo mesmo, ou descartá-lo.

Ao realizar a doação, o doador preencherá o “Termo de Doação”, em que tomará ciência das condições de aceite da doação.

Serão aceitos:

Materiais atualizados e de interesse para compor o acervo das bibliotecas do SIBI/PUCPR;

Materiais em bom estado de conservação;

Documentos com valor histórico para a Instituição.

Não serão aceitos:

Materiais mutilados e/ou contaminados;

Materiais grifados e/ou riscados;

Materiais desatualizados;

Livros didáticos, Enciclopédias e Apostilas;

Fitas de vídeo, slides e fitas cassetes;

Materiais fotocopiados;

Materiais encadernados em espiral;

Materiais com carimbo de outras bibliotecas ou marca de propriedade.

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